Jornadas Europeias do Património 2025


Jornadas Europeias do Património
2025 JEP

Inscrição obrigatória: https://forms.office.com/e/4ipCQy4tD3

_______________________________________________________________________________________________

980x380 jornadas

Jornadas Europeias do Património
21 de setembro, domingo

Visitas Orientadas
Destinadas a público em geral. Sem inscrição. Gratuitas.
 
11h30
Ao ar livre: a coleção de escultura no jardim do MNAA
Por Maria João Vilhena, responsável pela Coleção de Escultura do Museu.
As obras expostas no Jardim do MNAA foram esculpidas entre o século XVI e XIX, destinando-se a espaços conventuais e palacianos. São esculturas relacionadas com a água, outras com temas da mitologia e alegorias.  Pela sua dimensão e qualidade, destacam-se o espaldar de fonte proveniente do Convento do Paraíso de Évora, associado ao escultor Nicolau Chanterene, fragmentos de fontes vindas de Roma, e uma bela Flora atribuída ao escultor Alessandro Giusti.
Um passeio com histórias para contar.
 
15h30
Relevos quinhentistas do Mosteiro da Esperança no MNAA
Por Conceição Ribeiro, conservadora-restauradora de escultura do MNAA e coordenadora da intervenção.
Concluído o processo conservação e restauro  dos dois grandes relevos murais, de "stucco" pintado, que se encontram instalados no átrio das Janelas Verdes do MNAA,  possivelmente desde 1891, damos a conhecer as novidades e as problemáticas de intervenção, com especial enfoque, no recém tratatado painel com a representação do «Milagre Eucarístico de Santa Clara». 
Obras redescobertas nos seus cromatismos e volumes, onde a restituição parcial destes valores através da consolidação dos suportes, limpeza, remoção de repinturas e reintegrações várias, possibilitou devolver a um estado mais próximo do original estes dois relevos, únicos existentes,  provenientes do Mosteiro da Esperança.
Este projeto realizou-se com o apoio mecenático da Fundação Millennium bcp e o apoio técnico e científico do Laboratório José de Figueiredo / MMP e do Laboratório Hércules, da Universidade de Évora. O GAMNAA apoiou o processo mecenático.