Curso de Formação - Plantas: da Ciência à Arte

ESGOTADO

Duração: 30h

Data: 7 a 28 de outubro de 2020

Quartas-feiras, 7, 14, 21 e 28 de outubro, 17h00-20h00 (via Zoom)

Sábados, 10, 17, 24 de outubro, 10h00-17h30 (presencial)

Inscrições individuais, limitadas, por ordem de chegada até ao dia 5 de outubro: se@mnaa.dgpc.pt

Dados obrigatórios: nome, número de telefone, e-mail, área de formação/trabalho.

Participantes: Mínimo de 10 e máximo de 20 participantes.

Participação gratuita

Associando-se à Lisboa Capital Verde Europeia 2020, o Museu Nacional de Arte Antiga e o Museu Nacional de História Natural e de Ciência propõem uma formação teórico-prática sobre a relação entre a Botânica e a Arte abordando a constituição de herbários, a ilustração científica, a representação artística e a iconografia botânica.

PROGRAMA

7 outubro, 4ª-feira – Apresentações (curso, formadores, participantes). Introdução ao tema dos Herbários.

10 outubro, sábado – Saída de Campo/ Parque Florestal de Monsanto: Herbário - procedimentos, recolha, registo, tratamento das espécies.

14 outubro, 4ª-feira – Herbários. Ilustração científica.

17 outubro, sábado – No MUHNAC: Herbários, Jardim Botânico, Ilustração Cientifica.

21 outubro, 4ª-feira – Herbários. Ilustração científica. Introdução ao tema da representação artística das plantas.

24 outubro, sábado – No MNAA: A representação artística de plantas, Itinerário pela Iconografia Botânica.

28 outubro, 4ª-feira – Apresentação pelos participantes dos herbários individuais e eventuais ilustrações. Síntese. Encerramento.

ORIENTAÇÂO

César Garcia, Marta Carvalho, Pedro Salgado, Raquel Barata, Sandra Mesquita e Equipas do MNAA e do MUHNAC.

BREVÍSSIMA NOTA BIOGRÁFICA

César Garcia: responsável pelos Jardins Botânicos do MUHNAC-ULisboa; investigador em botânica.

Marta Carvalho: responsável por “Um Itinerário pela Iconografia Botânica” no MNAA; mediadora do Serviço de Educação do MNAA.

Pedro Salgado: biólogo, ilustrador científico, professor.

Raquel Barata: coordenadora do Núcleo de Educação e Exposições do MUNHAC-ULisboa; bióloga e investigadora em educação.

Sandra Mesquita: responsável por “Um Itinerário pela Iconografia Botânica” no MNAA; arquiteta paisagista, investigadora nas áreas da ecologia vegetal, história da botânica e cartografia de vegetação.

NOTAS

Para obter certificado de participação: frequência mínima de dois terços da formação e apresentação de herbário individual.

Em caso de número insuficiente de inscritos o MNAA e o MUNHAC reservam-se o direito de cancelar o curso.

2020 SE Logos Curso Botânica 2