Espetáculo teatral | O Prazer dos Objetos

Auditório do Museu Nacional de Artes Antiga
Entrada livre pela Rua das Janelas Verdes

O Prazer dos Objetos
é um espetáculo escrito e dirigido por Zeferino Mota em forma de palestra que aborda questões que se relacionam com património e memória, encontrando na sala de conferências de um museu o seu habitat natural.
Uma atriz na personagem de uma historiadora de arte apresenta a comunicação “O prazer dos objetos”. A morte recente de uma pessoa próxima fizera-a descobrir como uma ausência significativa sacraliza fotografias, cartas, louças, gestos, etc., e, como são as relações de afinidade que tornam um objeto verdadeiro; torna-se real através de um vínculo e de uma proximidade.
Esta “revelação” é proposta diretamente ao público que ouve a “conferência”: o objeto sagrado pela memória é preservado, reciclado, convidado a ocupar um lugar, pode durar uma vida e pode mesmo ser um legado para futuras gerações; a sua contemplação demorada contrapõe-se ao ritmo do nosso tempo, em que as imagens passam de maneira fugaz pela retina e a multiplicidade de alternativas faz com que não tenhamos obrigação nem necessidade de nos demorarmos num lugar.