Noite e Dia dos Museus

Entrada livre.

2023 SPP cavaleiro faria 980x380

16h00 – Cavaleiro Faria, um desenhador português do século XVIII
Visita orientada à primeira exposição monográfica dedicada ao enigmático desenhador português, que ficou conhecido por Cavaleiro Faria. Para descobrir o artista e a obra.
Orientação: Alexandra Markl.

destaque relevos quinhentistas mosteiro da esperança

17h00 – Relevos Quinhentistas do Mosteiro da Esperança do MNAA
Apresentação, pelas conservadoras-restauradoras responsáveis, dos baixos-relevos em gesso/estuque policromado representando a «Lamentação sobre Cristo Descido da Cruz» e «Milagre de Santa Clara» (escondidos do olhar do público nos últimos anos) e do processo de intervenção de conservação e restauro.
O projecto de estudo, conservação e restauro da obra está a ser realizado com o apoio mecenático da Fundação Millennium bcp.
Orientação: Conceição Ribeiro e Joana Martins.

Bosch - visitantes no MNAA

18h00 – À nossa guarda
Conversa com os realizadores e participantes e encerramento da série de vídeos do ciclo «À nossa guarda» com a apresentação do 9º e último vídeo e do filme reunindo todas as participações.
Nove vigilantes do MNAA fazem uma apreciação informal de obras da sua preferência na exposição permanente. Nove histórias que cruzam arte, quotidiano e biografia, desafiando-nos a redescobrir peças da coleção a partir de olhares muito pessoais. Com o apoio: Santander Portugal, Mecenas para a Educação e Ciência, e Grupo dos Amigos do MNAA.

2018 SALA PATINO 800x450

19h00-20h30 – Intervenções musicais e visitas orientadas (apresentações simultâneas):
Em colaboração com a Academia de Música de Lisboa
. «Santa Cecília e dois anjos músicos» de Antiveduto Grammatica | Toudion de Pierre Attaignant, Pavaglia e Canário de Carlo Calvi, Españoleta de Gaspar Sanz (2 Guitarras Clássicas)
. Tapeçaria «Apolo e as Musas» | Partita de Johann Sebastian Bach (Violino Solo)
. «Sala Antenor Patiño» | Excertos de L’Indes Galantes de Jean-Philippe Rameau (2 Violinos e Violoncelo)
. «Danaide (A Fonte)» de Auguste Rodin | Fantasia da Suite para violoncelo solo de Gaspar Cassadó

Jardim aberto até às 21h.
Restaurante com serviço até às 20h30 (com serviço de bebidas e refeições ligeiras).

__________________________________________________________________________________

Dia Internacional dos Museus
Quinta-feira, 18 de maio
10h00-18h00
Entrada livre, excepto na exposição temporária «Barcelona Gótica. Obras da Coleção do Museu Diocesano e da Catedral de Barcelona».

Visitas Orientadas
Destinadas a público em geral. Sem inscrição. Gratuitas.

2017 Salao Nobre 980x380

11h00 - O MNAA em 60 minutos
Um percurso pela exposição permanente observando algumas obras-primas da coleção.
Orientação: Serviço de Educação

2021 restauro paineis 980x380

12h00 – Painéis de São Vicente: Intervenção de Conservação e Restauro
Uma apresentação do processo de estudo e intervenção de conservação e restauro da pintura.
Orientação: Equipa de Conservadores Restauradores dos Painéis de São Vicente

destaque relevos quinhentistas mosteiro da esperança

14h30 – Relevos Quinhentistas do Mosteiro da Esperança do MNAA
Orientação: Conceição Ribeiro e Joana Martins.

2023 SPP cavaleiro faria 980x380

15h30 – Cavaleiro Faria, um desenhador português do século XVIII
A primeira exposição monográfica dedicada ao enigmático desenhador português, que ficou conhecido por Cavaleiro Faria. Para descobrir o artista e a obra.
Orientação: Alexandra Markl e Celina Bastos

2023 SE Barcelona Gotica

16h30 - Barcelona Gótica. Obras da Coleção do Museu Diocesano e da Catedral de Barcelona (é necessária a aquisição do bilhete para a exposição temporária «Barcelona Gótica. Obras da Coleção do Museu Diocesano e da Catedral de Barcelona» (o BPI e a Fundação "la Caixa" são Mecenas da Exposição))
Visita na exposição temporária apresentando obras dos séculos XIV e XV.
Orientação: Miguel Soromenho

#18maio2023 #DIM2023