Atividades para famílias e crianças

JOGO | Trocar as voltas à Glória!

2020 SE Jogo Trocar as voltas à Glória

Como já é habitual, o primeiro domingo de cada mês é dia de surpresas e de diversão em família com Arte. A pensar em todos, o Serviço de Educação do MNAA lança um desafio irresistível para o tempo de verão: “Se for de férias, leve o MNAA consigo: Trocar as voltas à Glória!”.

Falamos de um jogo de tabuleiro, inspirado no clássico “Jogo da Glória”, no qual, apesar de a superação dos desafios condicionar a sorte dos jogadores, é a Arte que mais importa porque há muito para aprender sobre as obras do Museu Nacional de Arte Antiga.

Para participar nesta aventura, basta fazer o download do jogo no website do Museu, disponível em formato PDF, e depois imprimir o tabuleiro e as cartas que acompanham  este percurso artístico. Em seguida, casa a casa e ao sabor do dado, um jogador chegará até ao mais glorioso dos finais...

Que role o dado e vença quem melhor trocar as voltas à Glória!

Nota: É necessária a supervisão de um adulto para a impressão e recorte do jogo.

Tabuleiro e regras

Cartas

Dado e peões

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

JOGO | Jogar com Arte

2020 SE jogo dia da crianca

No Dia Mundial da Criança, o Serviço de Educação do Museu Nacional de Arte Antiga propõe aos mais pequenos um jogo de cartas muito especial.
São 30 cartas, cada uma com um enigma sobre uma peça da coleção do MNAA, em que o objetivo é «Jogar com Arte» e ficar a saber mais sobre as obras-primas do Museu. A diversão com os amigos e a família é garantida e é certo também que, depois de uns jogos, as respostas passam a estar na ponta da língua.
Para jogar deverá imprimir, recortar e colar a frente e o verso das cartas para fazer um pequeno baralho artístico.
O jogo vai começar!

Nota: Aconselhamos a supervisão de um adulto para a impressão, recorte e colagem das cartas.

JOGO | Calendário semanal do MNAA

2020 SE Oficina Tempo

O tempo é precioso e saber usá-lo pode ser uma Arte, sobretudo nos dias de confinamento.
E assim sendo, como é que organizamos o nosso tempo em casa, durante a semana?

Partindo desta premissa, o Serviço de Educação do Museu Nacional de Arte Antiga selecionou sete obras de arte relacionadas com a noção do Tempo e vai partilhá-las consigo diariamente, uma obra por dia, até domingo, e até que tenhamos um calendário semanal todo ele feito com Arte. Todos os dias, poderá encontrar mais informações sobre cada uma das obras no website do MNAA.

A atividade é destinada a todos os que queiram participar, famílias, jovens e crianças, e termina com um desafio que lançamos para casa: pedimos que nos envie uma fotografia no domingo, 3 de maio, que revele o vosso registo temporal de toda a semana. Poderá fazê-lo através do e-mail: mnaa.servicoeducacao@gmail.com

A palavra de ordem, claro, é a imaginação!

JOGO/PUZZLE

2020 SE piero francesca agostinho

Partindo da pintura Santo Agostinho de Piero della Francesca, uma das grandes obras-primas que temos no MNAA, o Serviço de Educação do Museu preparou algumas surpresas para miúdos de todas as idades comemorarem  o Dia Mundial do Livro (23 de abril).
Os mais pequeninos com a ajuda de um familiar são convidados a construir um puzzle em casa, e peça a peça vão descobrir a relação entre este quadro do século XV e o Dia Mundial do Livro.

Boas leituras com Arte!

Para a realização do puzzle é necessário descarregar o ficheiro em PDF, imprimir e, com a ajuda de um adulto, recortar as peças com muito cuidado.

JOGO

Familia Visconde Santarem - Domingos Antonio Sequeira

Um desafio de "descubra as diferenças" para descobrir em família e conhecer melhor a coleção do MNAA, a partir do Retrato de Família do Primeiro Visconde de Santarém, de Domingos Sequeira.
Depois de descarregado, pode ser aberto no computador/tablet ou impresso em papel (a leitura em telemóvel não é recomendada).