Atividades para jovens

Quantas Pintas tem a Imaginacão?

2020 SE Jogo Quantas Pintas tem a IMAGINACAO

Quantas pintas tem a imaginação? Porque hoje é o primeiro dia do mês, há uma pergunta que o Serviço de Educação do MNAA lança aos visitantes que venham ao Museu para conhecer as coleções e, melhor ainda, que estejam dispostos a observá-las sob um prisma pessoal.

Este jogo é um desafio para jovens e adultos e pode ser jogado de duas maneiras: à maneira tradicional, com os dados e uma lista de regras, que podem ser levantados hoje na bilheteira do MNAA, ou com o telemóvel, sendo assim necessário instalar a aplicação DICE, um programa gratuito que emula o movimento dos dados, disponível no Google Play e na APP Store, e fazer o download das regras no site do Museu. 

O jogo tem como pontos de partida a curiosidade e a imaginação e o resto é o dado que decide: pensar, imaginar, participar, relacionar, observar e descobrir!

Contamos consigo para este desafio? É que consigo, o MNAA tem muita pinta!


Regras do jogo
icon pdf download ficheiro



-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


Bosch em Casa

2020 SE oficina bosch

Até onde vai a inspiração? E até que ponto uma obra de arte do passado pode encontrar referências no mundo atual?
Com esta ideia em mente, e a partir da obra Tentações de Santo Antão de Jheronymus Bosch, uma das peças mais icónicas na coleção do MNAA, o Serviço de Educação do Museu desafia todos aí em casa a explorar esta obra emblemática, escolher um pormenor da sua preferência, há muitos por encontrar no universo de Bosch, e recriar o detalhe que escolheu com os objetos e os materiais que tem à mão ou à vista.
Todos os dias, e até ao próximo domingo, vamos partilhar consigo algumas ideias que relacionam objetos dos nossos dias com o mundo imaginado de Bosch!
Explore a obra-prima de Bosch no Google Arts & Culture

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Histórias de um Livro Pintado


2020 SE piero francesca agostinho

Partindo da pintura Santo Agostinho de Piero della Francesca, uma das grandes obras-primas que temos no MNAA, o Serviço de Educação do Museu preparou algumas surpresas para os jovens de todas as idades comemorarem o Dia Mundial do Livro (23 de abril).
Aos mais crescidos vamos contar Histórias de um Livro Pintado onde não vão faltar muitos pormenores e informações sobre a pintura Santo Agostinho e Piero della Francesca, um dos grandes mestres do Renascimento.
Boas leituras com Arte!

icon pdf download ficheiro