2021 segundo cartaz conferencia_alemberg-quindins_FINAL

CONFERÊNCIA

Alemberg Quindins
Museus Orgânicos: inclusão, partilha de saberes e oportunidades sociais

Sexta-feira, 3 de dezembro de 2021, 18h30
Auditório do Museu Nacional de Arte Antiga.
Acesso pela Rua das Janelas Verdes.
Entrada livre limitada à capacidade da sala de acordo com as normas da DGS.

Alemberg Quindins é o criador da Fundação Casa Grande – Memorial do Homem Kariri, em Nova Olinda (Ceará, Brasil). Em parceria com o SESC, essa instituição protagoniza o projeto Museus Orgânicos.

A primeira experiência, que serviu de laboratório ao projeto, foi, exatamente, a Fundação da Casa Grande, que recuperou a primeira casa aí construída. Tem desenvolvido um notável trabalho de resgate da memória dos habitantes do Vale do Cariri nas áreas da cultura local, num processo de capacitação das crianças ao nível da liderança, as quais mantêm em funcionamento, na Fundação, um canal de TV, outro de rádio, uma editora e um museu de banda desenhada. As Casas dos Mestres, ressignificadas pela sua transformação em lugares de memória afetiva, abertas ao público, ampliam a primeira experiência e potenciam o desenvolvimento sustentável do turismo local.

2021 cartaz antigona

Espetáculo teatral

Antígona’19

Um espetáculo de Thiago Justino e Lina Paula Pinto, com Thiago Justino e elementos da equipa do MNAA.
Esta é uma Antígona inserida no século XXI, em plena pandemia, que vê os cidadãos sofrerem a injustiça exercida por um poder agressivo, ao serem enterrados num vala, sem cerimónias fúnebres.
Antígona sofre e sonha com um país onde o Humanismo pode manifestar-se em todo o seu esplendor, enquanto enfrenta a ira e a ironia de quem se impõe através de um poder avassalador e injusto.
Mesmo morrendo, Antígona marca a diferença pelas suas ações e pelos seus manifestos, pelos sonhos e pela vontade crescente de uma mudança que começa a nascer nas pontas dos seus dedos.

11 novembro, 19h
13 novembro, 21h
Auditório MNAA
Informações e reservas: 214 001 788 | info@autores.club

2021 convite GERAL conf Proibido Falar

PALESTRA

Sexta-feira, 22 outubro 2021, 18h00
A Criação da Colónia de Angola e a Batalha de Ambuíla
Pelo Prof. Doutor Carlos Mariano Manuel
Palestra integrada na exposição: Boba Kana Muthu Wzela: Aqui é proibido falar!
Auditório
Entrada livre limitada à capacidade da sala de acordo com as normas da DGS.