• O BELO, A SEDUÇÃO E A PARTILHA

Obras da Coleção Maria e João Cortez de Lobão A Assunção da Virgem de Agostino Masucci

O BELO, A SEDUÇÃO E A PARTILHA
Obras da Coleção Maria e João Cortez de Lobão
A Assunção da Virgem de Agostino Masucci

Obra de particular interesse, tanto pela sua excecional qualidade estética, como pelo valor documental, constitui uma versão final para o grande retábulo executado para a capela-mor da Sé de Évora, em 1734.
Trata-se de um raríssimo modelo para um dos principais empreendimentos pictóricos do reinado de D. João V, da autoria de Agostino Masucci (1690-1758), um dos pintores mais importantes que trabalharam para a corte joanina ao longo da primeira metade do século XVIII. Efetivamente, Masucci executou diversas obras para clientela portuguesa, desde 1716, pintando em 1728 para o paço Real dos Duques de Bragança em Vila Viçosa, e tendo sobretudo adquirido maior prestígio, e a preferência do soberano, quando das encomendas para Mafra, no início da década de 1730. Após a encomenda para a capela-mor e presbitério da Sé de Évora, voltará a trabalhar para Portugal, a partir de 1742, para a capela São João Baptista, na igreja de São Roque, para a remodelação da Patriarcal do Paço, no ano seguinte e, já em finais do reinado de D. João V, para o altar-mor da Igreja dos Barbadinhos Italianos.
A obra para a Sé de Évora é representativa da evolução da obra de Masucci no seu amadurecimento mais classicizante, «marattesco», e menos aberto às permeabilizações do Barrochetto, que constituirá o arquétipo da sua pintura nas décadas seguintes, estabelecendo uma ligação estreita com o classicismo da segunda metade do século, veiculado por autores como Batoni ou Mengs.

Inauguração e apresentação da obra por Nuno Saldanha
7 junho, 18h

2023 FGM Masucci

Agostino Masucci | A Assunção da Virgem, c. 1733-1734 | Óleo sobre tela |90 x 60 cm | Fundação Gaudium Magnum / Coleção Maria e João Cortez de Lobão | © Jorge Simão

Folha de sala

Sobre a Fundação Gaudium Magnum
A Fundação Gaudium Magnum – Maria e João Cortez de Lobão existe desde 2018, tendo como missão enaltecer Portugal, a língua portuguesa, a sua cultura e as suas gentes. A Fundação pretende ser uma instituição aberta ao mundo, promove o Bem Comum e contribui para uma sociedade mais justa, à luz dos valores cristãos e da missão de Portugal no mundo. Para isso, aposta em quatro eixos estratégicos: Cultura, Educação, Beneficência e Investigação. No campo cultural, e em particular na sua coleção de arte, reúne um valioso espólio de peças centrada em Old Masters, com uma forte componente de autores portugueses.
Website: https://www.gaudiummagnum.org/