• BOBA KANA MUTHU WZELA: AQUI É PROIBIDO FALAR!

    JRicardo Rodrigues

BOBA KANA MUTHU WZELA
AQUI É PROIBIDO FALAR!
JRicardo Rodrigues

Reunindo algumas obras das diferentes séries do projeto Revelar a memória a partir do esquecimento, iniciado em 2010, o Museu Nacional de Arte Antiga acolhe a exposição Boba Kana Muthu Wzela: Aqui é Proibido Falar!, de JRicardo Rodrigues.
Partindo do lugar ocupado pelo MNAA, nas imediações do outrora bairro africano do Mocambo, território de “línguas proibidas” nascido no século XVI e hoje praticamente apagado, a exposição reimagina uma presença africana esquecida, evocando personagens e contextos reais ou alegóricos, como os sonhos e pesadelos de um Marquês de Pombal com uma outra biografia.
Em encenações fotográficas de grande formato que dialogam com a tradição artística presente na coleção do Museu (mesmo que não de forma explícita), JRicardo Rodrigues reconfigura a memória a partir da ausência, cruzando o passado com a contemporaneidade e questionando continuidades, contrastes e heranças.

_______________________________________________________________________

PROGRAMAÇÃO PARALELA


PALESTRA

Sexta-feira, 22 outubro 2021, 18h00
A Criação da Colónia de Angola e a Batalha de Ambuíla
Pelo Prof. Doutor Carlos Mariano Manuel
Palestra integrada na exposição: Boba Kana Muthu Wzela: Aqui é proibido falar!
Auditório
Entrada livre limitada à capacidade da sala de acordo com as normas da DGS.

---

Espetáculo teatral

2021 cartaz antigona

Antígona’19
Um espetáculo de Thiago Justino e Lina Paula Pinto, com Thiago Justino e elementos da equipa do MNAA.
Esta é uma Antígona inserida no século XXI, em plena pandemia, que vê os cidadãos sofrerem a injustiça exercida por um poder agressivo, ao serem enterrados num vala, sem cerimónias fúnebres.  
Antígona sofre e sonha com um país onde o Humanismo pode manifestar-se em todo o seu esplendor, enquanto enfrenta a ira e a ironia de quem se impõe através de um poder avassalador e injusto.  
Mesmo morrendo, Antígona marca a diferença pelas suas ações e pelos seus manifestos, pelos sonhos e pela vontade crescente de uma mudança que começa a nascer nas pontas dos seus dedos.
11 novembro, 19h
13 novembro, 21h
Auditório MNAA
Informações e reservas: 214 001 788/info@autores.club

---

PROFESSORES
AÇÃO DE FORMAÇÃO (sem acreditação)
Destinada a professores do 3º Ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário

Aqui é proibido falar?

Sábado, 30 Outubro 2021, 10h00-13h00
Orientação: Marta Carvalho/ Serviço de Educação
A partir da exposição temporária «Boba kano Muthu Wzela: Aqui é Proibido Falar!», de JRicardo Rodrigues, em relação com a coleção do MNAA. A observação e o diálogo sobre as obras permitirá trabalhar temas como a história da presença africana em Lisboa; o valor da língua e da cultura; a construção da representação e da memória; a liberdade, o racismo e a cidadania; a importância da história.
Inscrições individuais, limitadas, por ordem de chegada: se@mnaa.dgpc.pt
Gratuito.

---

VISITAS ORIENTADAS

Domingos, 14 e 28 de novembro, 12 de dezembro, 15h30
Boba Kana Muthu Wzela: Aqui É Proibido Falar!
Visita orientada à exposição, com a presença do artista.
Destinada a público em geral.
Vagas limitadas: levantamento de bilhete 30 min. antes do início da visita na bilheteira principal (por ordem de chegada, máximo de 2 bilhetes por pessoa).
Gratuito.

---

ESCOLAS
Atividades para os vários graus de ensino a partir da Coleção do MNAA ou de exposições temporárias, num programa oferecido pelo Serviço de Educação ou em resposta a propostas de Educadores e Professores.
Informações e marcações: se@mnaa.dgpc.pt
Sugestões de atividades:

3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário
2 de Novembro a 17 de Dezembro de 2021
Terça a Sexta-feira | Manhã ou Tarde

Visita conversada
BOBA KANA MUTHU WZELA: Aqui é Proibido Falar!
Partindo da exposição de fotografia de JRicardo Rodrigues, que nos fala de uma presença africana esquecida nas memórias da cidade, conversaremos sobre a relação entre representação, memória e história, em diálogo com a coleção do MNAA. Qual a importância da língua e da liberdade de falar? Que poder têm as imagens? Como construímos a nossa identidade?
1 turma
Duração: cerca de 1h30
Gratuito