• AZUL SOBRE OURO

    A SALA DAS PORCELANAS DO PALÁCIO DE SANTOS

Única no mundo, a coleção de pratos de porcelana chinesa da Sala das Porcelanas do Palácio de Santos (hoje, sede da Embaixada de França em Portugal) ilustra a história da própria produção cerâmica na China, entre os inícios do século XVI e o final do século XVIII, e o seu comércio com a Europa.

Residência real desde o final do século XV (por lá terão passado D. Manuel I, D. João III e D. Sebastião), o Palácio de Santos, adquirido em 1629 pela família Lencastre, sofre importantes obras estruturais entre 1664 e 1687. É realizada nessa altura a insólita Sala das Porcelanas, com teto piramidal de talha dourada, onde são incrustados mais de 250 pratos de porcelana chinesa, na quase totalidade com decoração azul e branca. Em 1870, o Estado Francês arrenda o edifício, acabando por adquiri-lo em 1909.

Numa parceria inédita com a Embaixada de França, o MNAA apresenta uma ilustrativa exposição com cerca de 60 pratos da Sala das Porcelanas (onde decorrem, atualmente, trabalhos de conservação e restauro). Encastrados no invulgar teto no século XVII, os pratos saem pela primeira vez do Palácio de Santos. A exposição é, por isso, uma oportunidade rara para ver de perto este conjunto de peças singular.


Comissariado
Maria da Conceição Borges de Sousa
Rui André Alves Trindade


icon pdf download ficheiro


VISITAS ORIENTADAS