• Josefa de Óbidos

    E A INVENÇÃO DO BARROCO PORTUGUÊS

Ao longo de quase quatro décadas, Josefa de Óbidos criou algumas das imagens mais reconhecíveis da História da Arte portuguesa. Fascinante pela sua condição de género mas também pela individualidade do seu percurso artístico, Josefa é o alicerce desta grande exposição que nos desvenda, em oito núcleos, o Barroco português nos anos que se seguiram à Restauração da Independência.

Mais de 130 peças (pintura, escultura e artes decorativas) vindas de várias instituições nacionais e internacionais, como os museus do Prado e de Bellas Artes de Sevilha, o Mosteiro do Escorial e de inúmeras coleções privadas, portuguesas e estrangeiras, compõem uma mostra inovadora, que o Museu Nacional de Arte Antiga, em parceria com a Ritmos, preparou para o verão de 2015.

Revisitar a sua obra tem várias justificações. Mostrar a um novo público as suas pinturas, muitas em coleções privadas, e voltar a interrogar essas obras à luz dos contributos críticos entretanto colhidos, em exposições nacionais e internacionais onde a presença da pintora foi particularmente forte, são apenas algumas. Afastar de Josefa o mito da artista curiosa, porém provinciana, e apresentá-la como uma mulher emancipada e culta, cuja fé reflete a espiritualidade do século XVII, e como o mais eficaz e reputado expoente do Barroco português no ciclo que se seguiu à Restauração, é outro dos objetivos.


PROJETO
Museu Nacional de Arte Antiga / António Filipe Pimentel

COMISSÁRIOS
Joaquim Oliveira Caetano
Anísio Franco
José Alberto Seabra Carvalho


VISITAS ORIENTADAS

Mais informações: www.exposicaojosefadeobidos.com


PREÇÁRIO

icon pdf download ficheiro


-------------------------------------------------------------------------------------------------

JOSEFA DE ÓBIDOS
OUTRAS QUESTÕES, NOVAS HIPÓTESES
COLÓQUIO E DEBATE (em torno da exposição "Josefa de Óbidos e a Invenção do Barroco Português")
10 SETEMBRO
Auditório

Participação gratuita mediante inscrição: geral@mnaa.dgpc.pt 
O MNAA emitirá certificado de participação a quem o solicitar

Revisitando um tempo essencial para a definição da cultura portuguesa, a exposição “Josefa de Óbidos e a Invenção do Barroco Português” volta a interrogar o trabalho de uma artista que, caso raro em Portugal, alcançou uma aura que lhe sobreviveu, permitindo que um conjunto de obras vasto, e bem preservado, tenha chegado aos dias de hoje. 

A partir de novos contributos críticos, colhidos em exposições nacionais e internacionais onde a presença de Josefa foi particularmente forte, do estudo comparativo das obras que lhe foram sendo atribuídas ou da descoberta de importantes dados biográficos, a exposição abre novos trilhos, nem sempre pacíficos, sobre a vida e o trabalho da única pintora profissional do Barroco português. 

Discutir hipóteses e interpretações, analisar novos dados ou apontar outros caminhos são os objetivos deste colóquio/ debate, que procurou assegurar a participação de grandes especialistas em Josefa de Óbidos.


JOSEFA DE ÓBIDOS Colóquio Debate 10 setembro 2015


Descarregue aqui o PROGRAMA