• EM MEMÓRIA DE GAËTAN LAMPO MARTINS DE OLIVEIRA

Uma doação de Eduardo Ferreira Massano

EM MEMÓRIA DE GAËTAN LAMPO MARTINS DE OLIVEIRA
Uma doação de Eduardo Ferreira Massano

Doadas ao MNAA em 2020 por Eduardo Ferreira Massano, em cumprimento da vontade e da memória de Gaëtan Lampo Martins de Oliveira (1944-2019), as obras apresentadas pertenceram à coleção do artista, que generosamente sempre esteve presente no Museu Nacional de Arte Antiga. A plástica de Gaëtan, dominada pelo desenho, desde o início do seu percurso artístico em que utilizou o papel como material de modelação, partiu da observação direta de rostos, corpos e objetos até centrar-se no retrato e na autorrepresentação. Teatro de gestos, os rostos – os seus rostos - feitos a traços rápidos, violentos, subtis e impercetíveis, desenham- se para ocultar a morte, como em cada uma das linhas procuradas nas obras que colecionou.
A Paisagem com Cavaleiros, pintura a óleo sobre tela, de Philips Wouwerman (1619-1668), vem complementar a representação deste pintor paisagista holandês nas coleções nacionais. O desenho a pena sobre papel de Apontamento arquitetónico com fonte, atribuído a Giuseppe Galli Bibiena (1696-1757), enriquece agora o mais importante núcleo de desenhos do autor conservado em Portugal. O Arcanjo São Miguel e o Busto de Anjo, esculturas em madeira ligadas às oficinas de escultores do Norte da Europa que marcaram a história da escultura em Portugal no século XVI, juntam-se ao significativo núcleo do MNAA. A Flagelação de Cristo, notável grupo escultórico em bronze a partir do modelo do italiano Alessandro Algardi (1598-1654), figurará exemplarmente enquanto obra do primeiro Barroco romano no singular conjunto de esculturas europeias do MNAA.